O mundo ao nosso redor está em constante mudança e evolução e, com as redes, não poderia ser diferente. As empresas precisam acompanhar esse ritmo de evolução das redes. Não poderia existir melhor cenário para aparecem novos modelos de redes e tecnologias avançadas que possibilitam às empresas e aos profissionais de TI manterem-se sempre à frente dos concorrentes e alinhados com as mais diversas inovações.

Para isso, é necessário observar o cenário com atenção e ter um planejamento de curto, médio e longo prazo. Algumas coisas são mais dinâmicas, outras não são tão instantâneas assim, mas independente de datas, precisamos estar prontos para as mudanças. Confira alguns dados impressionantes do setor em anos recentes e previsões para os próximos períodos:

  • Crescimento anual de 42% no tráfego móvel das empresas entre 2017 e 2022;
  • 50% das cargas de trabalho fora do data center corporativo até 2021;
  • Seis bilhões de dispositivos de IoT até 2022;
  • Em 12 meses, 94% dos usuários de nuvem vão utilizar uma abordagem multicloud;
  • Aumento de 12x no tráfego em AR / VR até 2022;
  • E, claro, o nível cada vez maior de escala, sofisticação e custo dos ataques cibernéticos.

Macrotendências

Ainda que em uma escala menor que em anos anteriores, o mobile segue em crescimento e exige redes que suportem isso, seja via 4G, Wifi e eventualmente a rede 5G.

Outro ponto que merece nossa atenção é a forma como você aproveita os dados e os transforma em interações para impulsionar decisões em tempo real.

Além disso, a evolução das redes impulsionará novos ecossistemas de negócios, e redes 5G e Wifi 6 se atualizarão para atender às necessidades da evolução, possibilitando novas conexões e interações.

Cabe ressaltar ainda, que com um número de dispositivos on-line cada vez maior, aumenta-se também a necessidade de protegê-los e gerenciá-los. Podemos afirmar que a consistência na experiência e no painel de controle é uma das principais promessas para a uniformização das redes nos próximos anos.

Inteligência Artificial (IA) – Privacidade e segurança

É impossível falarmos de evolução das redes e não citarmos a inteligência artificial, cada vez mais presente em todo o cenário da TI. Toda inovação deve obrigatoriamente estar alicerçada em segurança e privacidade, principalmente porque as redes estão cada vez mais heterogêneas, porém mais conectadas entre si.

Redes baseadas em interação

Trata-se da ativação entre a tradução da interação do usuário (vontade) com a infraestrutura, fornecendo feedbacks sobre o atendimento ou não dessas solicitações, possibilitando o mapeamento e a correção imediata das falhas. A rede baseada em interação, sem dúvidas, é muito alicerçada em automação inteligente.

Multicloud

O Cloud Computing segue como norte para o planejamento corporativo que visa otimizar o armazenamento de dados, como já tem sido nos últimos anos. Mas alguns especialistas apontam que, em breve, nuvens independentes estarão cada vez mais conectadas entre si. Mais de 50% das empresas latino-americanas tendem a operem no sistema multicloud nos próximos dois anos, o que tornará a gestão de dados intercalada entre nuvens privadas, nuvens públicas e ambientes virtualizados, uma realidade.

Gostou de saber um pouco mais sobre a evolução das redes e o que o futuro nos reserva? Não deixe de entrar em contato com nossos especialistas e descubra as melhores soluções para que a sua empresa acompanhe essa inovação, otimizando processos e revolucionando sua performance.

Categorizado em: