Em um mundo cada vez mais conectado, e com um cenário de trabalho remoto cada vez mais presente, uma boa conexão pode ser fator decisivo até mesmo na produtividade das equipes e satisfação de visitantes, assim como proteger a rede wi-fi.

É comum que muitas empresas liberem a rede wi-fi aos colaboradores e até a visitantes por alguns momentos, ou mesmo permanentemente. Afinal, conectar-se a uma boa rede de maneira unificada simplifica processos e democratiza o acesso à informação a qualquer hora.

Sem fios e expansível conforme demanda dos usuários, que podem acessá-la a partir de qualquer ponto da área de cobertura, a praticidade da rede wi-fi faz com que, ao eliminar ou reduzir os custos de cabeamento, ela ainda custe menos para operar do que uma rede com fio.

Empresas pequenas sofrem mais ataques cibernéticos

Mas mesmo com todas as claras vantagens da rede wi-fi dentro de um escritório, há um ponto que sempre deixa muitos gestores com a pulga atrás da orelha: a segurança cibernética.

Segundo estudo realizado pela Cisco, as menores empresas são o maior destino de ciberataques, com 62% dos ataques atingindo PMEs; cerca de 4.000 por dia. Se pequenos negócios em ascensão já têm muito com o que se preocupar, como deixar de lado a dor de cabeça que ataques cibernéticos podem causar, investindo em uma rede wi-fi segura?

Como proteger a rede wi-fi

1: Feche sua rede.

Antes de mais nada, nenhuma empresa deveria deixar sua rede de wi-fi aberta. Configure um identificador de conjunto de serviços (SSID) com 32 caracteres para nomear redes wi-fi. Isso permite gerar várias redes para níveis diferentes de acesso, como uma rede para visitantes, uma para colaboradores, assim por diante.

2: Crie filtros de acesso

Pode ser interessante criar um miniportal ou uma página web específica para “filtrar” os acessos externos à sua rede. Você pode exigir uma conexão prévia a essa página, um aceite a termos de uso ou um cadastro prévio com envio de dados pessoais para utilização do wi-fi. Dessa forma, pode ser mais fácil rastrear ou identificar eventuais acessos maliciosos.

3: Utilize equipamentos de qualidade.

A Cisco oferece uma série de roteadores e switches com os melhores features de segurança. Com uma linha destinada a pequenos e médios negócios, eles garantem facilidade na instalação, flexibilidade, uma conexão de qualidade e todos os atributos de segurança de redes no padrão Cisco, como firewall e segurança de nível empresarial com suporte a VLAN e VPN, além do Cisco Umbrella integrado, que ajuda a garantir a segurança de ponta a ponta.

4: Invista em soluções de segurança de rede corporativas.

Uma solução excelente, também oferecida pela Cisco, é a Cisco DNA. Com ela, você tem visibilidade total de usuários, dispositivos, ameaças, redes, aplicativos, cargas de trabalho e processos, com resposta rápida a violações de qualquer natureza. A Cisco DNA disponibiliza segmentação e aplicação de políticas, com proteção e acesso à rede em transformação e alertas de violações a políticas e dispositivos danificados em tempo real. Além disso, a tecnologia SD-Access garante o acesso apenas aos usuários desejados, e a SD-WAN garante a segurança constante em filiais, nuvens e usuários com a estrutura de SD-WAN flexível e altamente segura.

Com certeza, você sabe da importância de investir em uma rede segura para preservar seus dados, sejam eles sensíveis ou não, evitando ataques e perdas substanciais que possam ter impactos significativos, inclusive financeiramente.

Que tal conhecer melhor as soluções que a Cisco pode oferecer nesse sentido? Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais!

Categorizado em: