2020 entra para a história como um ano de situações imprevistas e inéditas.

Ninguém poderia prever que uma pandemia traria tantos impactos ao mercado de um modo geral, e que tecnologias relacionadas ao trabalho remoto, por exemplo, tomariam tanto espaço em nosso dia a dia.

Entretanto, apesar de todos os fatores relacionados à pandemia, algumas tendências de TI em 2020 seguem em alta – ou pelo menos, em standby com imenso potencial de crescimento – conforme previsto por profissionais e influenciadores da área em meses anteriores.

Confira, a seguir, 5 tendências de TI que seguem inabaláveis como as novidades mais relevantes deste e dos próximos anos, de acordo com nossos parceiros da Cisco:

5 – A nuvem que (não) passa.

Tendência global na década passada, o Cloud Computing segue como palavra de ordem em qualquer planejamento corporativo que busque otimizar o armazenamento de dados, sobretudo em tempos de Big Data. Isso já não é novidade para ninguém, mas o que alguns especialistas apontam é que, neste e nos próximos anos, nuvens autônomas estarão cada vez mais conectadas e dependentes entre si. Estima-se que mais da metade das empresas latino-americanas operem no chamado sistema multicloud em até 2 anos, gerindo dados de forma intercalada entre nuvens privadas, nuvens públicas e ambientes virtualizados.

4 – Agilidade na adaptação.

Em mercados cada vez mais dinâmicos, a importância da inovação constante é muito clara, e o que diversos especialistas apontam, é que na hora de capacitar o time ou criar soluções que garantam diferenciação, a palavra de ordem deve ser uma só: agilidade. Tratando-se, sobretudo, do desenvolvimento de aplicações, é imprescindível ser ágil e integrar metodologias e funcionalidades a uma visão de longo prazo. Criar mais rápido significa sair na frente, pois as coisas tendem a mudar com uma frequência cada vez maior, e quem tiver agilidade na adaptação às novas tendências, terá sempre uma carta na manga.

3 – Edge Computing

Ainda que não seja exatamente uma novidade, o conceito de “computação de ponta”, que permite o processamento mais rápido e eficiente de um volume maior de dados, deve passar a ocupar uma parcela significativa do ambiente de TI. Muita coisa será processada na borda, utilizando recursos de IA e analytics, enviando ao data center apenas o essencial. Isso tende a gerar impactos tanto na camada da aplicação quanto no dimensionamento da rede e arquitetura do centro de dados, com um elevado nível de automação, tornando-se a questão central para o sucesso das estratégias de TI.

2 – Novos polos de inovação

De acordo com especialistas, o número de aplicações e serviços criados, desenvolvidos, implantados ou melhorados, tende a disparar em 2020 e nos próximos 5 anos. Há quem diga que até 2025, cerca de 50% das empresas da América Latina serão produtoras de software, e desse total, mais de 90% dos novos apps serão nativos da nuvem.

A estimativa pode parecer surpreendente, mas faz bastante sentido. O continente segue cada vez mais conectado, com permanente crescimento da acessibilidade à internet e a gadgets diversos em todos os países, o que gera uma demanda crescente por soluções digitais para o consumidor final, bem como uma necessidade geral das empresas se modernizarem e garantirem uma diferenciação e simplificação em seus processos, criando aplicativos próprios para gestão de vendas, banco de dados, controle de ativos e assim por diante.

1- Inteligência das coisas.

A definitiva união entre a internet das coisas e a inteligência artificial promete ser a maior inovação tecnológica deste e dos próximos anos, com possibilidades reais de revolucionar praticamente tudo o que conhecemos hoje em dia. A Inteligência das Coisas representa a implantação de conceitos de Inteligência Artificial (IA) nos dispositivos de IoT (Internet Of Things), permitindo que as próprias máquinas realizem o processamento de informações e tomem “decisões” por conta própria, sem a interferência ou o gerenciamento de ninguém.

É fato que ainda há mais rumores, debates e planejamento em torno do tema, do que inovações concretas em si, mas alguns projetos baseados neste conceito já começam a surgir, melhorando aplicações e recursos de equipamentos diversos, bem como a interface das empresas com seus clientes. Por hora, é importante manter-se atento às discussões sobre o assunto e buscar identificar quais benefícios as soluções impulsionadas por IA podem trazer a médio e longo prazo para sua empresa. Um atendimento telefônico 100% autônomo? Guichês de compra automatizados? Produtos com funções que permitam um contato direto entre você e seu consumidor? É hora de começar a considerar estas inovações em seu planejamento.

Fabricantes precursores como a Cisco já deram a letra: praticamente toda a organização se transformará em uma plataforma, agrupando um ecossistema completo de desenvolvimento e gerando sistemas próprios para aprimorar suas receitas.

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