Ainda que a empresa invista em infraestrutura de segurança da informação, há um fator que foge do controle da gestão de TI, e que pode causar muitos problemas: o fator humano. De acordo com estudo do Instituto Ponemon, no Brasil, falhas humanas são responsáveis por 31% das violações de dados, e apenas o custo para reparar a imagem da empresa ultrapassa os R$ 1,9 milhão. Entre essas falhas estão desde perder o notebook corporativo até abrir e-mails maliciosos, passando por não instalar as atualizações de segurança no equipamento.

Apesar de, aparentemente, ser o problema mais fácil de ser resolvido, o fator humano é o mais complexo. Não basta oferecer treinamento para os funcionários, é preciso criar uma cultura de cibersegurança na empresa e também ter em mãos ferramentas que minimizem os riscos.

Com o advento do BYOD (Bring You Own Device), com os funcionários usando um mesmo dispositivo profissionalmente ou em casa, os riscos também crescem. Por mais preparados que os usuários estejam, fatores como stress, cansaço, confusão ou agitação abrem o caminho para que um ataque hacker via e-mail, por exemplo, funcione.

Para proteção, é preciso ter instalados no notebook soluções de segurança capazes de identificar ameaças por e-mail e sites maliciosos, manter o computador atualizado e nunca abrir links estranhos.

Inovação em Segurança em notebooks
Os dados e informações de negócios estão cada vez mais vulneráveis. Para se proteger, é preciso estar um passo à frente de hackers e usuários não autorizados. Modelos mais modernos de notebooks trazem embutidas algumas ferramentas que auxiliam na defesa contra invasões e proteção do dispositivo:

– Solução de autorreparo aplicada por hardware. É uma solução aplicada por hardware que recupera a BIOS automaticamente.

– Manutenção de processos críticos e aplicativos em execução, mesmo durante ataques

– Restauro da imagem mais recente automaticamente

Mas, além de proteger o dispositivo, o usuário deve estar atento aos dados acessados via esse dispositivo. Com a entrada em vigor do GDPR, regulamento da União Europeia que norteia como as empresas devem lidar com os dados dos clientes, o cuidado com segurança deve ser redobrado já que qualquer falha pode render multas milionárias.

Tela de privacidade
Proteção contra visualizações não desejadas da tela do seu notebook com um toque simples em um botão

Autenticação múltipla
Notebooks com vários níveis de autenticação, aplicados pela Intel Authenticate, incluindo autenticação por impressão digital, senha e reconhecimento facial

Proteção extra
Alguns dispositivos possuem proteção nativa contra sites maliciosos e arquivos .pdf infectados com malware, ransomware ou vírus.

Existem equipamentos que também trazem um “kit” de gerenciamento para reforçar a política de segurança da empresa com facilidade e simplificar a criação de imagens e gerenciamento de hardware e BIOS, tornando as estações de trabalho mais seguros.

Os notebooks HP vêm com a suíte HP Business PC Security, com ferramentas para proteger seus dispositivos, seus dados e sua identidade. Com isso, a linha de PCs HP Elite contribui para aumentar a segurança dos dados e a proteger sua empresa contra ameaças.

A Digital Work é a maior revenda da HP na América Latina. Conte com o auxílio de especialistas da empresa para estruturar o planejamento de compra de equipamentos corporativos da sua empresa.

Categorizado em: