Vivemos atualmente na economia das ideias, uma era marcada pela disruptura de indústrias que vinham trabalhando com base em aplicativos tradicionais, mas agora precisam se adaptar à adoção de novos aplicativos e serviços que aproveitam mobilidade, big data e tecnologias nativas de nuvem, e a Composable Infrastructure é a melhor maneira de acompanhar essas mudanças.

Neste tipo de infraestrutura, os dispositivos de computação, armazenamento e rede são tratados como conjuntos de recursos que podem ser provisionados conforme necessário, visando otimizar os recursos de TI e melhorar a agilidade dos negócios. Com abordagem similar à da nuvem pública, as soluções se encontram em um data center corporativo, sendo tratados como serviços, disponibilizados dinamicamente.

Como é impossível manter dois ambientes separados, devido aos custos e à complexidade, a composable infrastructure é ideal para o momento de transformação digital que vivemos especialmente por possibilitar que as empresas contem com uma infraestrutura híbrida única, que une dois modelos operacionais. Assim, você continua dando suporte aos aplicativos tradicionais essenciais para o negócio e, ao mesmo tempo, estimula a receita e as experiências com novos aplicativos e serviços nativos da nuvem.

Na composable infrastructure, os recursos são separados de seus locais físicos e podem ser gerenciados por software, por meio de uma interface online. Essa infraestrutura permite que os recursos do data center estejam disponíveis rapidamente na nuvem e funciona como base para soluções de nuvem privadas e hibridas.

Dessa maneira, é possível reduzir em até 43% os custos de hardware e manutenção, além de aumentar em 94% a velocidade no fornecimento de recursos de computação, segundo dados divulgados pelo IDC em 2017. Ou seja, por meio de uma infraestrutura híbrida, é possível fortalecer a TI para criar e fornecer valor de forma instantânea e contínua.

Essa nova geração foi projetada em torno de três princípios:

  • Conjuntos de recursos fluidos satisfazem as necessidades de mudança de cada aplicativo e permitem a composição de blocos únicos de infraestrutura de computação, armazenamento e malha desagregada
  • Inteligência definida por software fornece uma única interface de gerenciamento para integrar silos operacionais. Modelos de carga de trabalho aceleram a implantação e eliminam o tempo de inatividade desnecessário
  • API unificada fornece única interface de programação de aplicativo para descobrir, buscar inventariar, configurar, provisionar, atualizar e diagnosticar a infraestrutura composta.

A nova classe de infraestrutura unificada de dois modos facilita a mudança para um modelo de serviços e entrega de aplicativos contínuo, permitindo que os aplicativos sejam atualizados conforme necessário.

Ao contrário de outras soluções de infraestrutura, a infraestrutura composta fornece à área de TI a capacidade de manter cargas de trabalho físicas dentro do mesmo ambiente em que oferece suporte a cargas de trabalho virtuais.

Benefícios para o negócio

Como a infraestrutura pode ser provisionada com inteligência definida por software, o desempenho dos aplicativos é melhorado. Com isso, o agrupamento de recursos reduz a subtilização e o provisionamento excessivo, permitindo a criação de um data center mais ágil e com custos reduzidos. Isso permite à TI o uso de práticas modernas de DevOps, com a adoção de aplicativos legados essenciais.

  • Reduz o excesso de provisionamento e despesas. Combina qualquer tipo de computação com qualquer pool de armazenamento de modo preciso
  • Faz implantações com velocidade similar à de sistemas baseados em nuvem, com isso, inicia um portal em questão de minutos
  • Desenvolve mais aplicativos rapidamente, facilitando à área de TI a programação de infraestrutura que desejar
  • Atualiza continuamente o Firmware, permitindo operações sem atrito e reduzindo esforços operacionais
  • Reduza o esforço operacional e os custos com operações sem atrito baseadas em modelo

A infraestrutura composta pode ser usada em várias circunstâncias, mas é útil, também, quando é necessário executar aplicativos em hardware básico no lugar de uma infraestrutura virtualizada.

O gerenciamento definido por software e os sistemas hiperconvergentes permitem a redução de custos e o aumento da eficiência operacional, eliminando silos e liberando recursos de computação armazenamento e rede disponíveis.

Conheça as soluções de infraestrutura composta da HPE:

HPE Synergy
Ganhe eficiência e controle para implantar recursos de TI rapidamente para qualquer carga de trabalho por intermédio de uma única interface.

HPE OneView

Implemente uma infraestrutura rapidamente, simplifique as operações e melhore a produtividade com uma abordagem inovadora para o gerenciamento da infraestrutura com base em inteligência definida por software.

HPE OneSphere
Aloque recursos sob demanda, ambientes operacionais e aplicativos em uma arquitetura unificada e sob uma nova abordarem para o gerenciamento de TI híbrida.

Categorizado em:

Marcado em: