O trabalho remoto não é mais exclusividade de empresas “moderninhas”, companhias tradicionais também apostam na tendência de oferecer aos funcionários a possibilidade de trabalharem de onde quiserem e também de permitir o uso de laptops e outros dispositivos móveis no dia-a-dia da companhia.
De acordo com o IDC, até 2020, o número de trabalhadores móveis nos Estados Unidos deve responder por cerca de 72% da força de trabalho. Para efetuarem suas tarefas de maneira eficaz, devem contar com as mesmas ferramentas que encontrariam no escritório. Ou seja, total acesso a aplicativos e arquivos. Além disso, a urgência em oferecer a modalidade, é exigência de uma nova geração de trabalhadores deseja flexibilidade para trabalhar remotamente.
Entretanto, não basta entregar um notebook para o funcionário e mandá-lo trabalhar em casa. É preciso adaptar a empresa para a modalidade, oferecer treinamento adequado e, claro, as ferramentas adequadas para que ele possa trabalhar e também para que a empresa possa monitorar seu rendimento.
Por que a mobilidade nos negócios?
A flexibilidade oferecida pela modalidade pode ter diversos benefícios, como o aumento da produtividade e a redução de custos da empresa. Apesar disso, é preciso ter uma política clara sobre como seu funcionamento, aspectos legais e de RH, além de um plano de gerenciamento que garanta a segurança e governança.
Há no mercado soluções que podem ser dimensionadas rapidamente, de acordo com a necessidade da empresa, para que o trabalho remoto seja implementado de forma organizada e segura. Com isso, à medida que a empresa cresce, fica facilitado o acesso às soluções, que podem ser personalizadas para que atendam às necessidades de um novo funcionário, contratado em qualquer cidade do país.
Além disso, a eficiência e produtividade tendem a aumentar. Como as ferramentas são baseadas na nuvem, os funcionários têm acesso a elas 24 horas por dia, todos os dias da semana, em qualquer fuso horário. Obviamente, nenhum gestor deseja que o funcionário trabalhe o tempo todo, mas que, com a flexibilidade, crie uma rotina que atenda às suas necessidades e também às da empresa.
Segurança é essencial
Para acomodar a nova modalidade, a empresa precisa implementar ajustes na política de segurança da informação. Afinal, novos pontos de acesso serão criados em smartphones, notebooks, tablets entre outros dispositivos. Esse número maior de pontos de acesso exige da área de TI uma atenção especial para evitar brechas e invasões.
Redução de custos
Oferecer o trabalho remoto aos funcionários pode ser fator de redução de custos para a empresa. Não há a necessidade de compra de novos equipamentos, de infraestrutura para acomodar novos funcionários ou de novas licenças de software.
Com a solução HP Mobility, empresa e funcionários conseguem acesso fácil e seguro aos dados e aplicativos que precisam a qualquer momento e de qualquer lugar. Os acessórios e dispositivos da HP garantem a flexibilidade necessária para personalizar o acesso dos funcionários às ferramentas disponibilizadas pela empresa. E, também, oferece uma gama de software e serviços que contribuem para simplificar o gerenciamento dos dispositivos e aplicativos usados. Tudo com garantia e suporte para proporcionar tranquilidade e desempenho confiável.