O conceito de transformação digital já não é novidade em diversos segmentos do mercado há muito tempo, e pode ser definido – da forma mais ampla possível – como o uso de tecnologias digitais para a resolução de problemas antigos.
Recentemente, o mundo tem enfrentado um cenário nunca antes experimentado, com uma pandemia que nos isolou, impactou o mercado e demandou uma corrida sem precedentes em termos de pesquisas científicas.
Neste contexto, a transformação digital já não representa a resolução de problemas antigos, mas de problemas inéditos. Ela se aplica a todas as empresas que precisaram se reinventar para sobreviver em tempos de pandemia. Cada loja física que criou seu próprio canal de e-commerce, cada restaurante que desenvolveu seu sistema de delivery e cada escritório que passou a operar em regime home office são exemplos claros de transformação digital por conta de necessidades, e não por uma mera tendência. E uma área que precisa passar a enxergar o conceito da mesma forma é a área educacional.
Segundo estimativas da FENEP (Federação Nacional das Escolas Particulares) 10% das escolas de educação infantil no país já fecharam as portas neste ano, e nas demais instituições de ensino, o cenário não é tão diferente.
As escolas no mundo inteiro precisaram migrar para um modelo de ensino à distância não experimentado anteriormente, e quem já havia investido em alguma escala em transformação digital pôde sair na frente. Isso porque dizer que “quem não se reinventa, tende a ficar para trás” é chover no molhado, mas o que pouco se fala é que talvez esse processo não seja tão simples assim.
Não basta apenas investir na compra ou distribuição de dispositivos se sua instituição de ensino não terá uma boa conectividade com a internet para transmitir aulas, por exemplo. Ou treinar professores e alunos para utilizar um ambiente de ensino virtual específico sem investir na segurança e controle de acesso dentro dele.
É por isso que o Google, referência em transformação digital há décadas, dispõe do Google For Education, uma plataforma de soluções completas voltadas à educação como nenhuma outra empresa do mercado poderia oferecer.
Com o G-Suite para educação, o usuário tem acesso a ferramentas gratuitas específicas para os estudos no dia a dia, Com o Classroom One Pager, é possível contar com uma sala de aula virtual exclusiva, e com o Google Education Portal tem-se acesso a todas as funcionalidades do Google, como o Google Docs, o Google Meets, o Hangouts, o Google Drive e demais ferramentas que podem auxiliar a troca de dados e informações.
Além destas ferramentas, o Google For Education ainda oferece a licença Chrome Education Upgrade, que permite o controle de acessos e tráfego de dados dentro do ambiente de ensino, trazendo mais segurança a todos os usuários. De forma unificada e através de um login único, o Chrome Education Upgrade permite escalar milhares de alunos com apenas alguns cliques, aproveitando um gerenciamento baseado na nuvem com implementação simplificada, segurança avançada e suporte 24×7.
E para amarrar tudo isso e garantir que, como falamos anteriormente, toda a infraestrutura de sua instituição de ensino seja renovada sob medida para suas necessidades e eventuais outras demandas, conte com uma empresa credenciada e parceira oficial do Google para um deploy completo das soluções Google For Education, ou mesmo de quaisquer outras que sua instituição possa precisar para garantir que a transformação digital se torne uma realidade. Fale com nosso time e saiba como.