Se você possui uma pequena ou média empresa, já pensou e investiu em toda a estrutura de rede, mas ainda não pensou na parte da segurança cibernética, aqui vai um conselho de amigo: repense – e urgentemente! Dizemos isso porque ciberataques não são exclusividade das grandes corporações e, no caso das pequenas e médias empresas, o prejuízo pode ser incalculável.
O que é segurança cibernética?
A segurança cibernética é responsável por assegurar você de qualquer ameaça do cyber espaço. Este, por sua vez está relacionado à internet, mas não exclusivamente a ela. Cyber espaço é toda a integração que pode haver entre computadores, como um código malicioso dentro de um USB, ou até mesmo gadgets que acompanham a evolução IoT (Internet of Things) e podem trazer consigo ameaças.
Qual a importância da cibersegurança?
Assim como não deixamos qualquer pessoa entrar em nossa casa, o mesmo raciocínio é necessário para a rede de nossa empresa, independente de qual seja o tamanho dela. E ainda que algum convidado entre, seu acesso deve ser limitado como convidado. Com a rede da empresa deve ocorrer o mesmo: permitir o acesso de acordo com a necessidade – e nada além disso.
É a segurança cibernética que irá detectar tentativas maliciosas e irá proteger a sua rede de possíveis ataques. Caso esses ataques e ameaças cheguem a acontecer efetivamente, é através da cibersegurança que podemos tomar ações e evitar danos maiores.
Segurança Cibernética: cuidados básicos são extremamente fundamentais
Antes de falarmos de soluções em segurança cibernética, o óbvio precisa ser dito. E reforçar cuidados básicos é mais do que necessário:
- Wi-fi – Celulares, desktops, tablets, notebooks, relógios… Muitos aparelhos podem acessar a rede sem fio da sua empresa. A gestão desses aparelhos deve ser feita com muito cuidado, como falamos, concedendo acessos claros e apenas necessários, sem expor dados sensíveis do negócio e evitando brechas que podem levar a uma possível invasão do sistema.
- Fator humano – educar os usuários sobre uma melhor utilização da rede é essencial. Manter softwares atualizados e evitar abrir links suspeitos é o básico para uma postura consciente da equipe a fim de garantir a segurança da rede.
Como manter a segurança cibernética da sua empresa?
Além dos cuidados básicos com a segurança da rede, outras implementações devem ser feitas para garantir a proteção de sua rede e evitar invasões e prejuízos que podem comprometer o seu negócio:
- Firewalls – são ideais para monitorar o tráfego de entrada e saída. Além de monitorar, eles propiciam que você permita ou bloqueie um tráfego específico. Por se tratar de algo que precisa estar sempre ativo, escolha uma ferramenta que te dê visibilidade e automação.
- Segurança na nuvem – Por se tratar de uma solução que não precisa de software ou hardware, ela possibilita o bloqueio de ameaças antes mesmo que uma conexão seja estabelecida, oferecendo uma proteção sempre atualizada.
Sua empresa protegida em todos os momentos
Sabia que a Cisco possui soluções em segurança cibernética para pequenas e médias empresas? Com essas soluções você tem proteção prévia, bloqueio durante o ataque e correção de erros posteriormente, obtendo um cuidado de ponta-a-ponta.
A Digital Work é parceira Cisco e pode oferecer a melhor solução em segurança cibernética para a sua empresa. Entre em contato agora.