Qualquer empresa busca por vantagens competitivas para enfrentar seus concorrentes. Uma das tendências é reunir informações sobre os padrões de consumo de seus clientes e como eles se comportam em lojas físicas e online.

Essas informações, além de contribuírem para que a empresa saiba quem é o seu cliente, ajudam a entender como e quando é o momento ideal para oferecer-lhes um produto ou serviço. Há diversas formas de capturar os dados desses clientes, a maioria de forma online, e oferecer que acessem a rede Wi-Fi da empresa é um método fácil e seguro.

Assim, é possível obter informações sobre os hábitos de navegação de um cliente como, por exemplo, se ele compra pelo e-commerce de um concorrente, o conhecido showrooming – que é o ato de pesquisar em lojas físicas e comprar em uma loja online. Também é possível detectar se buscam informações no site da empresa e de concorrentes e, com isso, indicar se é preciso oferecer mais conteúdo para melhorar a jornada do cliente.

E há, ainda, mais dados disponíveis, como o número de dispositivos conectados, com locais e datas de acesso, os proprietários desses dispositivos; e até determinar a localização exata, dentro da instalação, e quanto tempo ele passa dentro da loja. Com isso, a empresa pode criar mapas de calor que contribuem para uma melhor organização do espaço e para saber quais áreas são as mais atrativas para o negócio, além de permitir a criação de um layout projetado para que o consumidor siga um caminho específico dentro do ambiente.

Para algumas informações, como localização por endereço MAC, modelo de equipamento e sistema operacional, não é preciso, sequer, estar conectado à rede Wi-Fi.

Benefícios do Wi-Fi Analytics

Em tempos de personalização do relacionamento com o cliente, analisar esses dados permite às empresas terem insights importantes para seu negócio. Seja para aumentar as vendas e incrementar o faturamento ou melhorar o atendimento ao cliente. Já que para oferecer o serviço, o cliente deve usar um endereço de e-mail – e outros dados que permitam determinar se ele já é um cliente ou se é a primeira vez na loja -, essa análise é facilitada. A partir daí é possível segmentar o cliente e fazer ofertas personalizada, com notificações nos horários e locais mais convenientes.

Envolver o cliente significa entregar uma experiência única e personalizada que pode ajudá-lo a tomar uma decisão em relação a alguma de suas necessidades. Consequentemente, esse cliente pode ser fidelizado mais facilmente e fica mais satisfeito com a marca.

Eficiência operacional

Com o Wi-Fi Analytics também é possível melhorar a eficiência operacional por permitir que se entenda qual o comportamento dos clientes dentro da instalação. Entregar ao cliente uma experiência personalizada e diferenciada não é apenas oferecer acesso à internet via Wi-Fi, mas, também, garantir que ele encontre conveniências que não conseguiria em outros locais.

No ramo hoteleiro, por exemplo, é possível oferecer ao cliente o check-in e check-out simplificado e online, por exemplo. Ou personalizar a experiência por intermédio de aplicativos com orientação para restaurantes e outros pontos de interesse próximos ou, então, que possam fazer pedidos para serem entregues diretamente nos quartos.

Com o Aruba Central é possível melhorar a tomada de decisões com os insights oferecidos pela solução. Com análises inteligentes de redes, aplicações e de presença, sua empresa consegue melhorar a experiência do usuário e aumentar a geração de receita, além de aumentar o engajamento do visitante.

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