Os computadores portáteis estão substituindo os tradicionais cadernos e são utilizados para estudo tanto em casa, quanto nas salas de aula. Essa tendência também está chegando aos notebooks voltados para estudantes, dentro da tendência crescente do homeschooling, com máquinas que não precisam ser tão avançadas como as de trabalho.

Isso porque normalmente os programas que se utilizam para essa finalidade são mais simples e não tão pesados. Mas para conseguir aproveitar bem é necessário ter em mãos um computador eficiente, rápido e que não trave.

A grande vantagem desse produto é que com ele é possível realizar pesquisas na internet, salvar anotações e até redigir trabalhos sem nenhuma dificuldade.

O que deve constar no melhor notebook para estudar? Na realidade há uma série de fatores que você precisar levar em conta na hora de escolher o computador ideal.

Atualmente, o uso desse produto para essa finalidade está cada vez mais intenso e há até quem substitua o caderno pelo notebook tanto em casa, quanto na sala de aula.

Se você está em busca disso, confira nossas dicas para te ajudar a escolher o melhor notebook para estudar.

Faça uma escolha certeira

Desde que os computadores começaram a surgir, eles passaram a ser usados para o desenvolvimento de trabalhos e pesquisas escolares, o que facilitou muito o dia a dia dos estudantes. Por isso, analisar cada especificidade é de suma importância.

Capacidade de armazenamento: a memória interna do notebook é o componente que será responsável por manter salvos todos os arquivos, fotos, vídeos e programas. É importante que ela tenha o tamanho ideal para as suas necessidades. Há modelos desse produto encontrados com armazenamentos que começam em 32 GB e podem chegar a até 2 TB. De modo geral, as opções com 500 GB costumam suprir a maioria dos usuários e contam com um bom espaço para conseguir salvar uma série de arquivos.

Tamanho e peso:  para os usuários que costumam andar com o produto, é ideal que o modelo escolhido seja portátil, fácil de transportar e caiba dentro das bolsas. Isso somente é possível se o computador for compacto e leve. O que mais interfere nas dimensões de um notebook é a tela, que costuma ser encontrada em tamanhos que começam em 11.6” e chegam a até 15.6”. As opções entre 11 e 13” são as melhores quando se fala em transporte, porém os modelos de 11” acabam tendo uma tela bem pequena e não são tão confortáveis de usar.

Durabilidade da bateria: outro fator importante, principalmente para quem usa o notebook em locais longe de tomadas, é a durabilidade. Para não ficar na mão no momento de usar o computador, o ideal é prezar por modelos com uma autonomia mais alta. Isso está diretamente relacionado à capacidade da bateria. Essa capacidade é medida em mAh e quanto mais alta ela for, mais tempo o notebook ficará ligado sem precisar de recarga.

As opções mais indicadas para uma autonomia boa são as que ficam entre 10.000 e 15.000 mAh e normalmente as baterias desse tipo duram em média 7 horas. É importante você saber que existem opções que podem ficar até 12 horas ou mais ligadas sem precisar serem conectadas na tomada. Então analise o que é melhor para você.

Tela: no momento de escolher um notebook para estudar deve-se levar em consideração duas características: resolução e tipo de tela. Com relação à resolução, saiba que existem opções em HD e full HD. Os modelos em HD são os mais comuns e conseguem transmitir imagens com bastante nitidez e vivacidade. Por outro lado, as opções full HD são bem mais avançadas e uma ótima escolha para estudantes de áreas como design e fotografia, que precisam ter uma resolução mais alta no computador.

Já sobre o tipo, há modelos com tela simples e outras touchscreen. Os notebooks com tela touchscreen são muito versáteis e normalmente podem ser usados como tablet. Se isso é interessante para você, invista neles.

Processador: este é um dos componentes que mais precisa ser avaliado, pois funciona como o cérebro do notebook e tem a função de fazê-lo processar todos os comandos e programas. Assim, é necessário checar qual é o tipo presente no modelo escolhido. Basicamente, os processadores mais comuns são os da Intel, como as opções Celeron e Core i3, i5 e i7.

Memória RAM: ela também atua na agilidade com que os notebooks irão funcionar. Com isso, tenha em mente que quanto maior for a sua capacidade, mais rápido será o computador e melhor será o seu desempenho.

Existem memórias RAM que começam em 2 GB e podem chegar a até 16 GB ou mais. O ideal é que ela possua pelo menos 4 GB, que é um tamanho bom para a maioria dos usuários desse produto, inclusive os estudantes.

Existem muitas opções disponíveis no mercado que podem atender a demanda de homeschooling. Para saber mais sobre o modelo ideal, entre em contato com a Digital Work.

Categorizado em: