Com o avanço da tecnologia, as formas de aprendizagem mudam. Isso porque os alunos possuem um novo perfil e é necessário que a instituição acompanhe essa evolução adequando-se à realidade dos alunos para conseguir prender atenção deles no conteúdo apresentado. Além disso, os educadores também são desafiados a reformular o ensino-aprendizagem.
A nova geração tem um perfil totalmente engajado no ambiente online; os chamados nativos digitais. Eles possuem uma facilidade maior de realizar buscas na internet, o que torna a aprendizagem menos centralizada, pois a sua atenção pode alterar em questão de segundos.
O novo perfil dos estudantes
A pandemia, em 2020, fez com que muitas instituições precisassem se adaptar rapidamente ao sistema online com aulas remotas, chegando hoje ao ensino híbrido, que é uma metodologia que surgiu para inovar os processos de ensino-aprendizagem onde é possível que os estudantes utilizem a tecnologia ao mesmo tempo que aprendem os conteúdos propostos pela escola ou curso, integrando o ensino online ao presencial.
O uso de dispositivos móveis e computadores que suportem a demanda já são uma realidade. Não podemos negar a influência dos aparelhos na educação. Já existem alternativas e estratégias de utilizá-los sem que isso afete a atenção ou o aprendizado dos alunos, e o acesso à informação e materiais didáticos se popularizou e tornou-se mais democrático. Com a internet, todos conseguem consultar uma enorme quantidade de informações e aprender qualquer coisa.
O EAD e o ensino remoto são fortes exemplos da migração de dados para a internet, isso permite que o portal de ensino de uma instituição seja acessado com facilidade por qualquer pessoa. O ensino remoto também altera a dinâmica tradicional da sala de aula, e tivemos provas disso com o cenário da educação em 2020.
Conte com soluções preparadas para isso.
Soluções tecnológicas como as da Lenovo possuem recursos avançados, projetados para educação e ideais para oferecer a melhor experiência que facilite o aprendizado para estudantes em todos os níveis de ensino.
A empresa está empenhada em criar e oferecer soluções que incluem hardware, software e serviços para capacitar os educadores e proporcionar a melhor experiência diária de aprendizado. O suporte da Lenovo contribui com as ambições e pretensões mais ousadas nas instituições de ensino.
Ferramentas de software de gerenciamento de sala de aula, como Lenovo LanSchool e AirClass e Google Classroom, compatível com as soluções e dispositivos da empresa, são facilitadores e servem a diferentes contextos, melhorando a produtividade e a satisfação dos alunos.
A experiência proporcionada por uma arquitetura computacional desenvolvida com as configurações ideais para cada tipo de uso nas instituições educacionais leva os gestores a um caminho de confiança. Além disso, resolve as necessidades atuais de aprendizado, preparando os alunos para os desafios de um mundo cada vez mais competitivo.
Quem trabalha na área da Educação sabe: todo aluno é único e exige um trabalho específico para garantir seu aprendizado. Comece agora mesmo a revolucionar o seu sistema educacional. Confira as nossas dicas:
- Entenda sua realidade e veja a tecnologia na educação como investimento;
- Pesquise as necessidades e o acesso à tecnologia do seu público;
- Pense no período de adaptação aos novos recursos;
- Ofereça treinamento para nivelamento tecnológico a sua equipe;
- Contrate ferramentas e serviços que ofereçam bons atendimentos e suportes;
- Implante as atividades de forma gradual;
- Não deixe a gestão e a secretaria por último;
- Comunicação é peça-chave e ela também precisa ser tecnológica;
- Não tenha medo de investir em tecnologia.
Ainda está inseguro? Fale com a Digital Work e conheça as soluções ideais para a educação.